Com cara do Kona, SUV muda completamente na nova geração

Após uma extensa campanha de teasers e dezenas de flagras, a quarta geração do Hyundai Santa Fe finalmente foi revelada nas primeiras imagens oficiais. Não parece nem um pouco com seu predecessor, adotando um design exterior ousado formado pela nova grade e faróis bem finos, nas mesmas linhas que o SUV compacto Kona e o mais recente crossover Nexo movido a hidrogênio.

A linguagem visual “grade em cascata” da marca, que estreou na nova geração do i30, domina a frente do novo Santa Fe e é rodeada por luzes quadradas, formando um design bem diferente para o SUV e que fará com que chame a atenção em seu segmento cada vez mais competitivo. Só temos essa imagem do exterior no momento, mas pelo menos podemos ver que terá uma linha de cintura alta que vai da frente até a traseira, enquanto as caixas de rodas parecem contar com vincos que dão uma aparência mais robusta. A traseira, por enquanto, só aparece no sketch oficial e que revela as lanternas bem finas:

2019 Hyundai Santa Fe teaser

Já do lado de dentro, encontramos uma cabine totalmente renovada em comparação com o Santa Fe atual. O console central tem mais em comum com o Kona, com a central multimídia pulando para fora com o uso de uma tela “flutuante”, assim o motorista não precisa desviar demais os olhos. Não podemos ver bem o painel de instrumentos, porém ele parece ter, no mínimo, uma tela digital no meio.

Traduzindo o press release coreano, descobrimos que o novo Santa Fe será equipado com motores 2.0 e 2.2 turbodiesel, além de um 2.0 turbo a gasolina. Independente da escolha, trabalha com uma transmissão automática de 8 marchas que transmite a força para os dois eixos.

No quesito segurança, a nova geração do SUV vem com todo tipo de equipamento, desde aviso de colisão frontal e alerta de permanência em faixa, até frenagem automática de emergência e assistente de farol alto. Também tem o assistente de saída segura, que usa as câmeras laterais para avisar o motorista se tem algum carro vindo na hora de abrir a porta e, se necessário, impede sua abertura. O novo Santa Fe também conta com algo chamado alerta de ocupante traseiro, que lembra o condutor que tem alguém nos bancos de trás – para evitar os casos de crianças esquecidas no carro.

Veremos o novo Hyundai Santa Fe no Salão de Nova York (EUA), no final deste mês.

Fonte: Hyundai South Korea